Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Code Snippets Blog

Pequenas rotinas em vba, vbscript e outras linguagens. Noticias sobre informática, workshops, e outras coisas relacionadas com novas tecnologias.

Code Snippets Blog

Pequenas rotinas em vba, vbscript e outras linguagens. Noticias sobre informática, workshops, e outras coisas relacionadas com novas tecnologias.

20
Mar10

Solução para problemas com DNS da Zon

Este post foi actualizado em 06/04/2014

Sou cliente da zon e tenho verificado que tem dias que não consigo aceder a diversos sites.  Testei com a minha internet movel da tmn e conseguia aceder a todos os sites em problemas, só podia ser problema dos servidores de DNs da Zon.

 

Os servidores de Dns (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios)  são, basicamente, os responsáveis pela tradução do endereço ou dominio do site (exemplo: http://nomedosite.com) para o seu respectivo IP, resumindo, se o servidor não consegue converter ou resolver o nome para o IP do servidor onde se encontra o site, é como se o site não existisse.

 

Isto estáva documentado no forum da zon, (quando ainda havia forum), e a maneira de o ultrapassar é colocar outros servidores de DNS na ligação do nosso computador, fazendo com que sejam ignorados pelos nosso computador os que estão no modem. O  tutorial para XP podia ser encontrado nos foruns da Zon, neste post coloquei para o XP e adicionei um para o Windows Vista.
Sugiro usar os servidor de nomes (Público e gratuito) do Google, os endereços são servidor principal 8.8.8.8 e secundário 8.8.4.4

 

Como configurar os servidores de DNS manualmente

 

Windows XP

  1. Menu Iniciar > Painel de controle.
  2. Seleccione a opção Ligações de Rede e de Internet
  3. Seleccione (Ligações de Rede
  4. Na  Ligação de Área Local e/ou na Ligação sem fios, clique com a tecla direita e escolha a opção Propriedades.
  5. Seleccione a opção TCP/IP Protocolo de Internet.
  6. Seleccione a opção Use the following DNS server address (Usar os seguintes endereços de servidor DNS).
  7. Preencha os seguintes endereços na ordem apresentada: 8.8.8.8 e 8.8.4.4 

 

 

Windows Vista

  1. Vá até ao Painel de Controle (Control Panel).
  2. Clique em Centro de Rede e Partilha (Network and Sharing Center ), a segiur clique em Gerir Ligações de Rede (Manage network connections).
  3. Seleccione a ligação que pretedne alterar com os novos DNS's:
    • A sua placa de rede por cabo (Local Area Connection), clique sobre esta com o botão direito do rato e escolha Propriedades (Properties).
    • Para a sua ligação sem fios (Wireless Network Connection), clique sobre esta com o botão direito do rato e escolha Propriedades (Properties).

      - É provável que seja pedido a  password de administrador para fazer esta alteração
  4. Procure por "Esta ligação utiliza os seguintes items". ( This connection uses the following items), escolha "TCP/IP V4 (Internet Protocol Version 4)", e clique em propriedades(Properties).
  5. Clique em  Avançadas e seleccione o tab DNS. Se lá estiver outro(s) endereço(s) de servidores escreva-os de modo a voltar atrás caso assim o deseje e remova-os através do botão remover.
  6. Nesta mesma janela coloque os seguintes endereços, através do botão "adicionar" por esta ordem: 8.8.8.8 e 8.8.4.4
  7. Clique em ok e vá fechando as janelas, sempre clicando em ok, sempre que este se apresente.

 

Está feito!

Para mim resultou. espero que resulte para si também.

 

Este post foi actualizado em 06/04/2014

3 comentários

Comentar post