Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Code Snippets Blog

Pequenas rotinas em vba, vbscript e outras linguagens. Noticias sobre informática, workshops, e outras coisas relacionadas com novas tecnologias.

Code Snippets Blog

Pequenas rotinas em vba, vbscript e outras linguagens. Noticias sobre informática, workshops, e outras coisas relacionadas com novas tecnologias.

25
Abr09

GRATUITO? Valerá mesmo a pena?

Faz agora 3 meses que fiz um site para uma pequena empresa.


Hoje uma empresa ou negócio, sem um site tem alguma dificuldade em divulgar a sua actividade, por isso um site e um email é essencial para a cativação de clientes, e daí novos negócios.

A minha sugestão foi um serviço de alojamento em servidor pago e registo de dominio nomedeempresa.com.


O registo de dominio é muito importante, é a sua marca na internet. E o aluguer de espaço é a decisão correcta para quem quer singrar no negócio.

 

A decisão do cliente foi de ir por serviço gratuito e aproveitando também o sub-dominio gratuito do servidor.

 

Apesar da minha opinião desfavorável à decisão, o cliente achou que não valeria a pena gastar mais ou menos 50 euros por ano para alojamento e 6,95 para o dominio.

 

E assim, o site foi colocado num servidor gratuito,  e usando um sub-dominio oferecido pelo servidor, o servidor não dava contas de email por isso criou-se um email no sapo.pt. Para ter um formulário de contactos tive de usar o meu servidor para o envio das mensagens.

 

O contentamento do cliente era enorme, o site estava online e até já tinha recebido contactos de clientes. Logo encomendou a uma tipografia uns milhares de cartões com o endereço do site, email e restantes contactos.

 

Quinze dias depois do site ter sido colocado online, ocorreu a 1ª desilusão, durante 7 horas o site esteve offline. Houve logo uma quebra no entusiasmo, e algum arrependimento comecou a surgir.  - Já tinha avisado que estas quebras são muitos frequentes na maioria dos servidores gratuitos.

 

Dois dias depois nova quebra, desta vez cerca de 3 horas.  Outras houve que provavelmente, nem demos por isso. O suporte do site nem respondia. Mas também, iamos reclamar do quê? O serviço era gratuito.

 

Na semana passada, sem mais nem menos, site foi cancelado. Motivo? Abuso do serviço, ou violação das regras de alojamento, a mensagem era generalista podia ser qualquer coisa dentro de um ror de situações. Nenhuma tinha fundamento o site é um simples site de empresa, pagina principal, quem somos, contactos, apresentação de alguns produtos, nada de conteudo de adultos nem produtos ilegais.

Acho que o verdadeiro motivo foi os diversos emails que o cliente enviou para o suporte sempre que o site ficava em baixo.

 

Ponto da situação: 3 meses de cartões de visita distribuidos, divulgação em directórios, diversas páginas indexadas nos motores de buscas, entre outras coisas - INUTILIZADAS!

Todo o trabalho de divulgação ficou perdido. Ao se perder o dominio, que não era seu, era um sub-dominio do servidor, tudo o resto deixou de funcionar, e isto só para poupar pelo menos 6,95 euros.

 
Resultado:
Na quarta feira, seguiu o meu conselho e alugou um espaço num servidor onde tenho alguns sites  e registou um dominio .com.

O alojamento aqui, custou cerca de 49 dolares +- 35 euros para um ano, e registou um dominio aqui, 6,60 euros para o dominio para o prazo de um ano. Mais um pequeno valor pelo meu trabalho pela instalação e divulgação do site de novo.
 

Este valor só achei que devia cobrar pela atitude arrogante do cliente. Se não houvesse da parte deste uma atitude de quem tinha razão e que eu o estava a querer enganar ao sugerir um serviço pago, até nem levava nada pelo trabalho.

 

Outra forma de poupar errada é aceitar como nosso dominio principal o oferecido pela empresa de alojamento, existem serviços de alojamento que oferecem um dominio gratuitamente, uns para sempre e outros só no 1º ano, mas na minha opinião, é preferível o dominio ser independente do serviço de alojamento, assim podemos mudar de alojamento se este já não servir as nossas necessidades ou encontremos outro mais barato com as mesmas caracteristicas, sem perdermos o nosso dominio.

 

Este caso, é um caso em que o gratuito saíu bastante caro.

 

Não vou colocar aqui nada que possa identificar a empresa ou o serviço de alojamento de fraca qualidade, não é importante, mas sim, salientar que se queremos apostar num negócio à coisas que não se deve poupar.

 

O serviço de alojamento escolhido foi com base nas necessidades e preço. O pacote permite alojar vários dominios, mas não ia ser necessário mais, se houver necessidade criar departamentos distintos os subdominios também são ilimitados, o espaço e o trafego ilimitado é mais do que suficiente, logo esta opção é a mais equilibrada.

 

 

O dominio foi registado aqui porque eu conheço este registar (empresa de registo de dominios)  tenho lá vários dominios, e é muito simples de trabalhar, qualquer alteração a nivel de nameservers, por exemplo, é actualizado em breves minutos, enquanto outras empresas demoram horas.