Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Code Snippets Blog

Pequenas rotinas em vba, vbscript e outras linguagens. Noticias sobre informática, workshops, e outras coisas relacionadas com novas tecnologias.

Code Snippets Blog

Pequenas rotinas em vba, vbscript e outras linguagens. Noticias sobre informática, workshops, e outras coisas relacionadas com novas tecnologias.

18
Jun10

OCULTAR ficheiros DENTRO de IMAGENS

Quer ocultar alguns ficheiros ou mesmo fotografias sem necessidade software de encriptação ou de bloqueio por password?
 

Esta dica vai ajudá-lo a ocultar ficheiros ou mesmo outras fotografias sem necessidade de  software adicional e passwords que o mais provável seria esquecer-se dela daqui a uns tempos.

O modo de ocultação até é bastante simples, e não é grande novidade, o metodo é usado para juntar vários ficheiros de texto num só através da linha de comandos do MSDOS.

A imagem que ficará visivel fica ao seu critério, nada como uma imagem simples, nada do genero que leve à tentação de ser levada porque é muito bonita

 
Hoje não existe um computador que não tenha um utilitário de compressão, os mais conhecidos são  winzip, winrar ou o 7-zip (freeware) um destes serve.

Para o exemplo vou usar o 7-zip, é gratuito e serve perfeitamente.
 

1º - Crie uma pasta para colocar os ficheiros que vamos precisar ex: C:\Temp (pode ser onde quiser, desde que tenha permissão de escrita o local não terá muita importancia ) e copie para lá uma imagem (jpg).


2º -  Na pasta criada no ponto anterior crie um ficheiro de texto com o nome de "ocultar.bat" (certifique-se que o nome é mesmo este e não "ocultar.bat.txt") e coloque dentro o codigo abaixo:
 

@rem ---------------------------------  
@rem by snippetguy.blogs.sapo.pt  
@rem ---------------------------------  
for /f %%i in ("%0") do set curpath=%%~dpi  
copy /B %1+%2 %curpath%foto.jpg 

 

3º  - Crie um pasta dentro da anterior por exemplo com o nome $$$ (C:\Temp\$$$) e copie para lá todos os ficheiros que pretende esconder.
 

4º - Com o explorador, clique com o botão direiro sobre a pasta $$$ e no menu de contexto navegue para "7-zip>Adicionar a $$$.zip".

 

5º - Selecione a imagem e o ficheiro $$$.zip com o rato, arraste e largue-os em cima do "ocultar.bat".

 

Isto vai dar ao ficheiro batch o que ele precisa para fazer o seu trabalho.

Verá que apareceu um novo ficheiro,  "foto.jpg". Este é a união da imagem original mais o ficheiro $$$.zip. A nova imagem está perfeitamente funcional, teste com qualquer visualizador e verá.

 

Para recuperar os ficheiros ocultos, basta adicionar a extensão "zip" ao "foto.jpg" (foto.jpg.zip) e abri-lo com o 7-zip ou outro utilitário de compressão.

 

Este metodo serve ocultar ficheiros da maioria dos utilizadores, pouca gente se lembraria que dentro de uma imagem pode haver mais alguma coisa. Mas, (há sempre um mas..) não deve ser entendido como um metodo seguro.

Se quiser acrescentar mais alguma segurança, no ponto 4, navegue antes até "7-zip>Adicionar ao arquivo" e escolha uma password. Isto vai comprimir e encriptar o conteudo da pasta $$$ acrescentando mais um pouco de segurança, mas neste caso não se esqueça da password.

 


 

4 comentários

Comentar post